Você está aqui:Início>Para Alunos>Perguntas Frequentes
Perguntas Frequentes2022-01-26T17:53:31-03:00

Perguntas Frequentes

Perdi meu login/senha para acesso à Plataforma EAD. Como proceder?2022-01-26T17:55:09-03:00

Caso se lembre qual foi o e-mail cadastrado como login, mas não se recorde da senha, observe o seguinte passo a passo:

  1. Entrar na página de login da Plataforma EAD da ESA/DF
  2. Clicar no link “esqueci a senha” abaixo do botão “entrar”
  3. Preencher o e-mail cadastrado como login
  4. Clicar no botão “enviar”

Uma nova senha será enviada ao seu e-mail cadastrado.

Caso você não se lembre nem do login, nem da senha, entre em contato com a Escola por meio do endereço eletrônico administrativo@esadf.org.br informando nome completo e CPF e solicite a atualização de seus dados de acesso à Plataforma EAD da ESA/DF.

Posso fazer download das gravações das aulas dos cursos síncronos e híbridos?2022-05-24T09:29:39-03:00

Não. As aulas e respectivas gravações são protegidas por contrato firmado pela ESA/DF com os(as) docentes, que são titulares de direitos autorais, de imagem e de voz. O acesso às gravações se dá exclusivamente por meio da Plataforma EAD da ESA/DF e pelo período de 7 (sete) dias corridos contados do upload de cada gravação.

Eventuais materiais de apoio, quando disponibilizados pelos(as) docentes, podem ser objeto de download durante o período de disponibilização do curso. A ESA/DF não envia material de apoio de nenhum curso por e-mail, especialmente se já expirado o prazo de acesso ao curso.

Por quantos dias terei acesso aos conteúdos dos cursos síncronos e híbridos?2022-05-31T10:49:10-03:00

Os conteúdos dos cursos síncronos (cursos on-line com aulas transmitidas em tempo real) e híbridos (presencial com transmissão simultânea) ficam disponíveis aos alunos exclusivamente via plataforma EAD da ESA/DF. Os prazos variam de acordo com o tipo de conteúdo disponibilizado.

Os conteúdos desses cursos englobam:

  • Gravação das aulas – disponibilizada aos alunos pelo período improrrogável de 7 (sete) dias corridos, contados do upload de cada gravação, desde que o(a) professor(a) concorde com a disponibilização das aulas pelo período estipulado acima em contrato celebrado junto à ESA/DF.
  • Material de apoio eventualmente enviado pelos(as) docentes – disponível por até 7 (sete) dias corridos contados da última aula do curso;
  • Pesquisa de opinião – postada no último dia de aula do curso e disponibilizada por até 7 (sete) dias corridos.

Encerrado o período de disponibilização do curso, que compreende o dia programado para a primeira aula até o sétimo dia após a última aula, não será mais possível preencher a pesquisa de opinião (obrigatória para liberação do certificado), nem acessar à gravação da última aula ou realizar download de arquivos que tenham sido vinculados ao curso.

Todos os conteúdos e materiais produzidos pelos(as) docentes são protegidos por contrato, em virtude de serem objeto de direitos autorais, de imagem e de voz dos quais são titulares os(as) professores(as), não devendo ficarem os arquivos indefinidamente disponibilizados ao público.

A ESA/DF disponibiliza gravação das aulas dos cursos síncronos e híbridos?2022-05-24T09:32:37-03:00

Cursos síncronos são aqueles em que, apesar de docente e alunos não estarem fisicamente no mesmo local, todos participam da aula em sala virtual por meio de transmissão em tempo real.

Cursos híbridos são aqueles que acontecem ao mesmo tempo em sala de aula física e em sala virtual. Nesse caso, temos docente e alunos (os que assim escolherem) nas salas físicas da sede da ESA/DF (516 norte), enquanto a aula é transmitida ao vivo em uma sala de aula virtual por meio da plataforma EAD da Escola. Os alunos que assistem a aula pela plataforma também podem interagir com os alunos e o(a) docente que estiverem na sala física. A ESA/DF traz mais essa comodidade a seu público: nos cursos híbridos, quem prefere aula presencial pode ir até a sede da Escola, e quem prefere aula virtual continua acessando os cursos pela Plataforma EAD.

Em razão de cláusulas protetivas dos direitos autorais, de imagem e de voz dos(as) docentes, a ESA/DF disponibiliza a gravação das aulas síncronas e híbridas pelo período de 7 (sete) dias corridos, contados do upload do arquivo de gravação de cada aula. Esse não é um procedimento automatizado, é necessário aguardar que o ZOOM libere a gravação da aula, para, em seguida, o arquivo ser convertido para formatos mais leves pela Plataforma EAD da ESA/DF para só então a gravação ser disponibilizada aos alunos do curso. O procedimento pode levar até 24h (vinte e quatro horas), contadas do encerramento da transmissão ao vivo da aula.

As gravações ficam disponíveis exclusivamente para acesso via Plataforma EAD da ESA/DF.

Aqueles que não conseguirem acompanhar a transmissão em tempo real no dia e horário agendados para determinada aula deverão assistir às gravações para terem a presença contabilizada para fins de liberação de certificado.

 

A ESA/DF manda e-mail de confirmação dos cursos?2022-01-26T17:59:46-03:00

Antes da migração para a Plataforma EAD da ESA/DF a confirmação dos cursos era feita por e-mail, do qual constavam todos os links de acesso às salas virtuais que seriam utilizadas pelo curso.

Depois que passamos a centralizar nossas atividades on-line na Plataforma EAD da ESA/DF não há mais o envio de e-mail de confirmação com os links para acesso às salas virtuais, até porque o acesso a essas salas se dá por meio da Plataforma EAD da Escola.

A ESA/DF encaminha e-mail e mensagem via central na Plataforma apenas quando um curso é cancelado ou remarcado. O não recebimento de nenhuma comunicação indica que o curso foi confirmado conforme anunciado.

Em qualquer caso de dúvida, é possível contatar a Escola pelo e-mail administrativo@esadf.org.br .

Estava assistindo a aula quando a sala caiu, agora não consigo voltar. Como proceder?2022-01-26T17:55:42-03:00

As salas virtuais utilizadas pela ESA/DF são disponibilizadas pela Plataforma ZOOM, integrada à Plataforma EAD da ESA/DF. Há situações em que a Plataforma ZOOM sofre instabilidades que não estão sob o controle da Plataforma EAD, nem da Escola, e que acabam por ocasionar o cancelamento da sala com a aula em andamento.

Sempre que uma sala é “derrubada”, a equipe ESA/DF prontamente cria uma nova sala virtual para dar continuidade às aulas. Todavia, para ter acesso à nova sala, os(as) alunos(as) precisam realizar o logoff e proceder a novo login para a página do estudante ser atualizada e fornecer o acesso à sala virtual por meio do botão “participar”.

 

Comprei um curso na modalidade aulas síncronas na Plataforma EAD da ESA/DF, como será o acesso à sala virtual?2022-08-10T15:50:01-03:00

O acesso às salas virtuais em que ocorrem os cursos na modalidade “aulas síncronas” se dá por meio da Plataforma EAD da ESA/DF.

Nos dias agendados para as aulas será necessário fazer o login na Plataforma e clicar no ícone do curso na sua área de estudante, em seguida aparecerá no canto superior esquerdo uma caixa azul com o nome da aula e o botão “participar”. Ao clicar no botão “participar” o(a) aluno(a) será remetido à sala virtual em que ocorrerá a aula. Já na tela do ZOOM (Web), é preciso clicar em “permitir” na caixa de diálogo no topo esquerdo da tela, para que na sala virtual se tenha acesso a microfone e webcam. Por fim, basta clicar no botão “Join” no centro da tela.

Importante notar que o botão “participar” só aparecerá se o(a) docente já tiver aberto a sala. Antes da abertura da sala aparecerá a informação “link ainda não disponível”. Aguarde o horário agendado para início da aula e tente novamente.

Como faço para comprar um curso na Plataforma EAD da ESA/DF2022-01-26T17:58:50-03:00

Se for sua primeira compra na Plataforma EAD da ESA/DF, basta escolher o curso da sua preferência e clicar no botão “inscreva-se” para gerar boleto, ou no botão “comprar” para a opção de pagamento no cartão de crédito. Para dar continuidade à compra, será necessário preencher a ficha de cadastro (os campos com asterisco vermelho são de preenchimento obrigatório).

Se já possuir cadastro na Plataforma EAD da ESA/DF, antes de fazer qualquer compra, é necessário realizar o login no canto superior direito da página. Em seguida, passe o cursor sobre o seu e-mail no canto superior direito da página e clique em “ir para a loja”. Uma vez selecionado o curso de preferência, para gerar boleto é necessário clicar no botão “inscreva-se” e para pagamento em cartão de crédito deverá clicar no botão “comprar”.

Os cursos ficam disponíveis na página de compra enquanto houver vagas ou até aproximadamente 1(uma) hora antes do início da primeira aula. As vendas por boleto, entretanto, são encerradas três dias úteis antes do início do curso, em virtude dos prazos do sistema bancário para compensação do pagamento.

IMPORTANTE: A confirmação da matrícula no referido curso estará condicionada ao pagamento da inscrição.

Caso o pagamento não seja efetivado, sua pré-inscrição será cancelada, e abriremos vaga para os(as) alunos(as) que se inscreveram posteriormente.